Cadastro de matrizes de espécies raras e ameaçadas da Floresta com Araucária
O presente subprojeto, cuja primeira etapa foi patrocinada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi idealizado para suprir esta carência, já que disponibiliza um banco de dados de matrizes porta-sementes de espécies raras e/ou ameaçadas de extinção, destinado a subsidiar pesquisas científicas e produção de mudas para restauração e enriquecimento florestal. O subprojeto contou com o apoio logístico da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS na indicação de remanescentes florestais para a busca de matrizes.
LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DA FLORESTA COM ARAUCÁRIA
RESULTADOS ETAPA 2 - STATUS DE AMEAÇA E INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS
RESULTADOS ETAPA 2 - TABELA DE MATRIZES - RELATÓRIO FINAL
TABELA DE MATRIZES OFICIAIS CADASTRADAS ATÉ 2015:
Legenda - MMA 2014 - Satatus de Espécies ameaçadas de acordo com lista do Ministério do Meio Ambiente: NE - Quase ameaçada; LC - Pouco preocupante; EN - Em perigo; VU - Vulnerável; DD - Dados deficientes / IUCN 2016 - Status de Espécies ameaçadas de acordo com lista internacional: NE - Quase ameaçada; CR – criticamente em perigo; EN – em perigo; VU – vulnerável; DD – dados deficientes; LC - Pouco preocupante. / ORYX - Status de acordo com artigo da revista Oryx - R - rara; VU - Vulnerável; CR - Criticamente em perigo; NT - Quase ameaçada; VU – vulnerável; DD – dados deficientes. / N Matrizes: Número de matrizes cadastradas / Áreas - Número de áreas protegidas com matrizes cadastradas.
Acesso ao Banco de Matrizes
Tendo em vista o caráter frágil das populações de espécies raras e/ou ameaçadas, assim como, o objetivo de conservação da biodiversidade a que se propõe este projeto, as informações específicas de cada matriz serão disponibilizadas somente para instituições de pesquisa e conservação ambiental, mediante análise técnica da solicitação. A disponibilização das informações será regida por um termo de parceria técnico-científica entre a Sociedade Chauá e a instituição solicitante, o qual definirá regras para o uso das informações e para a coleta de sementes das árvores matrizes.
Para solicitar acesso ao banco de matrizes arbóreo-arbustivas raras e/ou ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária no Paraná, encaminhe e-mail para sociedade.chaua@chaua.org.br com as seguintes informações:
-
Nome da instituição solicitante:
-
Endereço:
-
Projeto/ atividade no qual serão utilizadas as matrizes:
-
Responsável técnico:
-
Descrição geral do projeto/ atividade:
-
Espécies de interesse:
-
Origens de interesse (regiões/municípios):
-
Destinação das sementes a serem coletadas:
-
Justificativa para a solicitação.
Patrocinador:
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Fauna & Flora International